Menu de navegação+

Língua e Alimentação

Posted on 28/6/13

Sabores da Terra

Nós índios Tupinambá de Olivença temos inúmeras variedades de comidas que fazem parte da nossa cultura, entre deliciosos sabores culturais temos a famosa cocada de coco seco. Conhecida também como moda, ela é feita com coco seco, água e açúcar. Com o passar dos tempos foi surgindo outros sabores como: coco com maracujá, amendoim, leite condensado, abacaxi, banana, cupuaçu, goiaba, brigadeiro, jenipapo, gengibre, kiwi, e o famoso Cacau que é a amêndoa do cacau torrada e misturada com coco seco ralado. Quem vem a Olivença não vai embora sem degustar estas deliciosas cocadas, elas podem ser encontradas nas praias ou no balneário Tororombá, seu preparo é feito de forma artesanal. Nossa cocada possui tradição centenária, durante muito tempo de sua historia a cocada era produzido por anciãs e vendidas apenas em época de veraneio, hoje ela é levada para todo o mundo espalhando um sabor especial para as pessoas da cocada Tupinambá.

SAM_3140 SAM_3163 SAM_3178

 

 Receitas da Terra

Muqueca de jaca verde

Ingredientes:

1 jaca verde pequena

3 tomates

1 pimentão

2 cebolas

meio ramo de coentro

1 lata de sardinha

óleo

1 colher de azeite de dendê

1 coco seco

sal e pimenta malagueta a gosto

 

Modo de preparo:

Descasque a jaca, retirando o visgo com um papel molhado em óleo.

Corte em pedaços grandes e coloque numa panela de pressão com um pouco de sal. Enquanto aguarda a jaca amolecer corte o tomate, a cebola e o pimentão em rodelas e misture numa bacia com a sardinha e o coentro picadinho.

Para o preparo do leite de coco, retire o miolo e bata num liquidificador com um copo de água, após esse processo passe por uma peneira.

Desfie a jaca cozida em uma panela larga, adicionando na panela depois da jaca estar desfiada, o leite de coco, uma colher de azeite de dendê e todos os temperos, sendo o sal e a pimenta a gosto. Para prepara o molho da pimenta basta machucá-la com um pouco de óleo e sal.

Coloque a panela em fogo médio e aguarde até que a muqueca esteja no ponto.

Dica: para saber se a jaca está verde e boa para a muqueca os gomos da casca devem estar pequenos.

Muqueca de Jaca

 

Muqueca de Mamão Verde

Ingredientes:

3 mamões pequenos verdes

1 fatia de carne seca

3 tomates

1 pimentão

2 cebolas

meio ramo de coentro

óleo

1 colher de sopa de azeite de dendê

1 coco seco

sal e pimenta malagueta a gosto

 

Preparo: 

Descasque o mamão e corte em pedaços médios e coloque numa panela a carne seca em pedaços para cozinhar. Enquanto aguarda o mamão amolecer corte o tomate, a cebola e o pimentão em rodelas e misture numa bacia com o coentro picadinho.

Para o preparo do leite de coco, retire o miolo e bata num liquidificador com um copo de água, após esse processo passe por uma peneira.

Quando o mamão estiver no ponto, retire a água do cozimento e adicione o leite de coco, uma colher de azeite de dendê e todos os temperos, sendo o sal e a pimenta a gosto. Para preparar o molho da pimenta basta machucá-la com um pouco de óleo e sal.

Coloque a panela em fogo médio e aguarde até que a muqueca esteja no ponto.

Muqueca de Mamão

 

A Palavra que nos deixa em pé

 

 

 

 

 

Algumas Relações

Sustentabilidades Mulheres e Reprodução da Luta Natureza-Cultura Veneno e Monocultura